Fotografia da Dra. Elisabete Almeida em seu consultório.

Busco associar tecnologias para o diagnóstico preciso e tratamento assertivo, sem esquecer de uma boa anamnese (ouvir o que o paciente tem para me contar) e um minucioso exame físico.

  • Doppler vascular de ondas contínuas
  • Fleboscópios
  • Ultrassonografia vascular com Doppler
  • Aparelho de Realidade Aumentada
  • Geladeira especial para crioescleroterapia
  • LASER transdérmico
  • Endolaser
O que são varizes e vasinhos?

Varizes: são veias dilatadas e tortuosas que , frequentemente, aparecem nas pernas, mas que podem surgir em qualquer lugar do corpo. Elas ocorrem devido a inflamação e à disfunção das válvulas das veias, que são danificadas e levam ao refluxo do sangue. 

Vasinhos: também conhecidos como telangiectasias, geralmente vermelhos ou azuis, que aparecem nas coxas, pernas, pés , face, colo e em área de cicatriz.

As varizes e vasinhos podem causar sintomas como dor, peso, cansaço, pernas inquietas, caimbras, formigamentos, úlceras de perna e, até tromboses venosas. Sem falar no incômodo estético, que impede a pessoa com varizes de expor as suas pernas por vergonha da aparência.

Quais são as opções de tratamento para varizes e vasinhos?

LASER transdérmico: Utiliza um feixe de LASER para fechar as varizes reticulares (ou nutridoras) e vasinhos . Associado a espuma de polidocanol é eficaz no tratamento de varizes maiores (LAAF), possibilitando o tratamento em consultório, de forma minimamente invasiva, sem necessidade de repouso ou interrupção de atividades físicas. 

Termoablação por endolaser: O tratamento com endolaser envolve a colocação de uma fibra de LASER na veia doente. O LASER emite energia que aquece e fecha a veia, fazendo com que ela se torne um cordão fibroso, que é absorvido pelo corpo com o tempo. Este método é menos invasivo do que a cirurgia convencional, geralmente tem um tempo de recuperação mais rápido, com menos dor e desconforto.

Termoablação por Radiofrequência: consiste  na colocação de um cateter dentro da veia safena, que emite calor em sua extremidade, para danificar e fechar o vaso, através de punção guiada por ultrassonografia, sem a necessidade de cortes

Escleroterapia: Consiste na injeção de uma solução esclerosante nas varizes para fazer com que elas se fechem e desapareçam. Os resultados da escleroterapia são otimizados quando fazemos associação de técnicas, como o Laser + escleroterapia ( técnica CLaCS®) ou espuma + Laser (técnica LAAF).

Cirurgia Convencional de Varizes: através de pequenas incisões de 2mm, as varizes são ressecadas

Qual é o tempo de recuperação após o tratamento?
Quando devo procurar um especialista para tratar varizes?